Uns usam o termo: "restauros", outros " reciclagem". Particularmente acho que restauros é mais indicado para aquilo que faço. De coisas velhas procuro fazer algo novo e útil. Ando sempre de olho no lixo, pois é lá que tenho encontrado muita coisa.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Banco
Como o encontrei no lixo
e depois...
Promenor do craquelado
Promenor do craquelado
Pois este banco também estava no lixo, juntamente com os outros móveis. Apliquei um primário e depois apliquei o primeiro produto que faz o craquelado. Seguidamente pintei com uma cor que fiz a que juntei o segundo produto "reagente" para provocar o craquelado. Um toque final: Uma demão de um aquouso transparente com pigmentos dourados.
Comoda
Pois é, a cómoda mudou de côr... a minha mulher ficou "apaixonada" pela côr com que pintei a cadeira e convenceu-me a pintar a cómoda da mesma côr. Isto significa que tive mais trabalho, mas acho que valeu. Nas gavetas dei um toque, craquelei umas partes, creio que dá para ver na foto.
Uma parte das gavetas foi craquelada
Como ela era...
Como ela ficou...
Pois esta também fazia parte da nossa mobília de quarto. Foi pintada e ficou com efeito de envelhecida. Neste caso cometi um "erro": não dei primário e pintei logo com tinta acrilica aquosa branca - resultado: puxou a cera antiga e ficava cor de rosa. Tive que dar várias demãos para suavisar e mesmo assim não ficou o branco desejado pela minha mulher. Nas gavetas, depois da tinat seca, passei lixa para fazer aquele efeito.
Acreditam?
"Agora já está assim. Falta colocar as portas"
Pois é, acreditam que estes móveis estavam no lixo? É difícil de acreditar mas é verdade. E estes têm uma história "especial" - caso a queiram saber, falem com a Donzília.
Estou empolgado em tratar deles. Estes também vão ser pintados em tons "pastel". Vão servir para expositor. Quando tiver fotos dele acabado, venho colocar aqui.
Móveis e mais móveis...
Isto serviu em tempos que já lá vão, como roupeiro. Não era um roupeiro qualquer... era o roupeiro da nossa mobília de casamento, já lá vão 28 anos. Agora está a ser "convertido" em estante/vitrina. Estou a pintá-lo - do lado de fora depois de pintado passei com uma lixa para dar um ar envelhecido, por dentro é pintado de uma só côr e sem efeito. Vou ainda adaptar mais duas prateleiras e as gavetas do fundo vão ser "escondidas" com uma frente comum.
Uma foto mostra o roupeiro normal e a outra podem ver como fica a parte de fora que já foi pintada e lixada.
Subscrever:
Mensagens (Atom)